top of page

FESTAS E ROMARIAS DA ILHA

Romarias:

As romarias são uma tradição da ilha de São Jorge que está profundamente ligada à crença da intervenção Divina contra a força dos Vulcões e Terramotos.

Assim surge a Romaria de Nossa Senhora de Carmo que se realiza na Fajã dos Vimes, em 16 de Julho de cada ano. E a Romaria de Santo Cristo que se realiza na Fajã da Caldeira de Santo Cristo.

Estas romarias são sempre compostas por uma procissão, por fogos artificio e missas.

656564576457647.jpg

Festas da ilha:

As manifestações festivas populares da ilha de São Jorge, não são diferentes das que se fazem nas restantes ilhas dos Açores.

 E são as Festas do Espírito Santo que convergem em torno do Império do Divino e são uma importante manifestação religiosa que tem lugar todos os domingos durante sete semanas após da Páscoa e acaba no sétimo domingo, o de Pentecostes variando de localidade para localidade dentro da ilha.

A Semana Cultural das Velas é igualmente outra expressão popular.

Durante esta semana celebram-se conferências e exposições de figuras destacadas da cultura de Açores. Na primeira semana de Julho são feitos concertos de artistas locais e vindos de Portugal Continental.

Também se realiza durante estas festividades uma feira Taurina, e finalmente a regata de Horta-Velas-Horta, que completa o cartaz destas festas.

O Festival de Julho é nome de outra manifestação festiva, desta vez realizada no concelho da Calheta. Estas festas duram quatro dias e são compostas por desfiles etnográficos, comédias musicais e representações teatrais, até exposições e concursos desportivos de diversos tipos.

bottom of page